Óleo comestível usado

01 unidade de processamento de óleo para a produção de 60.000 litros/mês de biodiesel.

Implementação do Programa de Coleta de Óleo Comestível usado na produção de combustível biodiesel.

O Programa de coleta do óleo comestível usado a ser implantado em várias cidades do sertão central do Ceará, com volume previsto e suficiente para a operação da Usina de produção de biodiesel.

O Programa de coleta será implementado com base nos Contratos de Parceria com entidades beneficentes, que irão receber pelo óleo coletado, tornando-as auto-suficientes, podendo aplicar suas atividades com eficiência.

O óleo comestível usado coletado deverá passar por um processo de purificação e reconstituição antes de ser comercializado ou enviado para a produção do biodiesel.

Tanto o óleo comestível usado, devidamente processado, como o biodiesel produzido têm mercado de fácil aceitação na região.

Contatos

FDV Consultoria |Fábio Duarte | (12) 3655 5780 | fabio@fdvconsultoria.com.br

Clínica de Engenharia |Celso Giampá|(12)31573344 | celso@clinicadeengenharia.com.br

Ecossustentável | Luiz Augusto Sorrenti | (41) 3078-1990

Perguntas frequentes

1. Porque coletar o óleo de cozinha usado?

Batata frita, coxinha, pastel. São muitas as frituras gostosas que vão à mesa do brasileiro. Muita gente não sabe, porém, o que fazer com o óleo usado para preparar essas delícias. O resultado é que, na maioria das vezes, esse óleo é jogado no ralo da pia, no chão do quintal ou mesmo no lixo comum, o que pode causar sérios danos ambientais, como: contaminação da água, do solo e do ar.

2. O que fazer com o óleo de cozinha usado?

O consumidor consciente pode evitar que tudo isso aconteça doando-o para seu reaproveitamento. Hoje não existe um modo de descarte ideal para o óleo usado. Seja misturado ao lixo orgânico, seja jogado no ralo da pia ou na privada, o produto vai custar caro ao meio ambiente. Como cada família gera em torno de 1,5 litros de óleo de cozinha usado por mês, a melhor forma de descartar o óleo seria colocá-lo em um recipiente vedado, para que não haja riscos de vazar, e entregá-lo em um posto de coleta para reaproveitamento.

3. O que fazer com o óleo de cozinha coletado?

Por não haver um modelo de descarte ideal do produto, as alternativas são as de seu reaproveitamento como: fazer sabão, massa para vidro, ração animal e o biodiesel. Se conseguirmos dar algum valor para que ele seja usado na produção, principalmente na do biodiesel, a gente vai fazer com que haja um ciclo de vida desse produto, para que ele volte para o sistema produtivo e que isso possa reduzir o consumo de óleo diesel, que irá, também, reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera.